"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Proverbios 22:06

Epecialidades

As especialidades dos Aventureiros destinam-se a desafiar os meninos e as meninas para adquirirem conhecimento especializado, focado em temas que atraiam sua atenção.
Cumprindo os requisitos das especialidades, o Aventureiro conquista o direito de ostentar, em sua faixa, insígnias especiais, que indicam os temas em que se tornou “especialista”.

RELAÇÃO COM AS CLASSES

Grande parte das especialidades dos Aventureiros está vinculada às Classes, como parte integrante delas. Isso não significa que elas possam ser cumpridas apenas dentro das Classes correspondentes. Sua ligação com as Classes é automática, mas seu cumprimento pode ser estimu lado e desenvolvido a qualquer momento de acordo com a capacidade do Aventureiro.
Especialidades tem requisitos muito menos flexíveis, em seu cumprimento, que os das Classes mas, em compensação, cumprindo o exigido, nada mais requer para considerá-las (as especialidades) concluídas.
O aproveitamento mínimo, exigido para aprovação nas especialidades é de 100% de acerto dos requisitos.
As insíginias das especialidades são confeccionadas dentro de um determinado padrão, (formato, cores, desenhos, nomenlatura, etc.) definido pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Este padrão global é adptado pelas Divisões para refletirem a realidade de cada região do mundo.

ACAMPANTE

                                     Vermelho / Habilidades

1 - Acampar, pelo menos, uma noite, e dedicar tempo para desfrutar da natureza (árvores, flores, estrelas, pássaros, insetos, etc.), em um acampamento diferente do utilizado para cumprir o requisito 2.
2 - Acampando com o restante do Clube ou com a família, ajudar a montar, desmontar e limpar uma barraca e dormir nela todas as noites. Este acampamento deve ser realizado em data diferente do utilizado para cumprir o requisito 1.
3 - Saber indicar os pontos cardeais, orientando-se pelos corpos celestes.
4 - Conhecer as regras de segurança para acampar e para fogueiras.
5 - Ajudado por um adulto, fazer uma fogueira ao ar livre.
6 - Ajudar um adulto a preparar uma refeição na fogueira (ou num fogão a lenha) e comer do alimento que preparou

 
AMIGO DE JESUS



Branco / Atividades Espirituais



1 – Contar a um amigo sobre Jesus e quão bom Ele é para você, apresentando, em seguida, por escrito, o nome do amigo, o que você falou e qual a reação dele.
2 – Convidar um amigo para ir, com você, assistir sua Escola Sabatina na igreja.
3 – Junto com um adulto, preparar uma pequena mensagem ou uma oração escrita para apresentar na sua classe de Escola Sabatina, reunião do Clube ou na escola.
4 – Visitar uma pessoa inválida ou idosa, de sua comunidade, para animá-la. Levar um cartão ou desenho feito por você.
5 – Dizer porque se deve tratar bem os animais.
6 – Assistir um batismo e explicar o que significa.
7 – Explicar o que significa ser amigo de Jesus e indicar cinco amigos de Jesus, mencionados na Bíblia.
8 – Saber (e fazer) as orações para refeições e antes de dormir.
9 – Ser amável e bondoso com sua família e amigos.
10 – Participar de um projeto de limpeza na comunidade.
11 – Participar de 3 atividades missionárias (inclusive recolta).





ATLETA
Vermelho / Habilidades





1 – Aprender sobre os Jogos Olímpicos da antigüidade e modernos. Contar a história de um herói olímpico moderno e de um herói olímpico da antigüidade.
2 – Apresentar o local e o ano das últimas cinco olimpíadas.
3 – Participar de uma prova típica das olimpíadas modernas, em um evento organizado por um órgão público, escola, Clube desportivo, academia, Clube, etc.
4 – Decorar II Tim. 4:7.
5 – Conhecer a história de pelo menos dois "atletas" bíblicos famosos, cujas habilidades seriam úteis nas olimpíadas de hoje.
6 – Conte para seu pai, mãe ou professor sobre o significado do texto de I Cor. 9:24-26.
7 – Explicar o que significam os cinco anéis do logotipo oficial dos jogos olímpicos.






AJUDANTE DO LAR

Amarelo / Atividades Domésticas



1 - Ajudar na realização de duas das seguintes tarefas domésticas, em pelo menos 3 datas diferentes:
Lavar roupa;
Preparar uma refeição;
Comprar alimentos;
Lavar louça.
2 - Arrumar sua cama e ajudar a limpar seu quarto por três semanas seguintes.
3 - Demonstrar habilidades em fazer duas das seguintes atividades:
a-Aspirar, sacudir ou limpar um tapete;
b-Tirar o pó dos móveis sem deixar cair objetos;
c-Varrer ou "passar pano" no chão.
4 - Levar o lixo para fora de casa por uma semana, separando os materiais recicláveis em embalagens identificadas e destinadas à coleta seletiva de lixo.
5 - Explicar como se faz o seguinte:
*Limpar os umbrais das janelas;
*Limpar teias de aranha do teto;
*Limpar os vidros das janelas;
*Lustrar objetos de madeira ou polir metais.
6 - Realizar uma das tarefas listadas no requisito anterior.





AMIGO DOS ANIMAIS
 
Verde / Natureza




1 – Cuidar de um bichinho de estimação, por pelo menos quatro semanas.
2 – Cuidar de bichinhos ou aves que vivem em liberdade, nos arredores de sua casa, escola ou igreja.
3 – Identificar e representar os animais os quais você cuida, através de desenho ou pintura.
4 – Construir um jogo acerca de animais, suas casinhas, seus pares, seus filhotes, etc.
5 – Fazer uma mascara de um animal.
6 – Confeccionar um bicho de pelúcia ou similar, com enchimento, dar-lhe um nome e uma certidão de nascimento.
7 – Visitar um parque ou abrigo onde possa ter contato com eles, especialmente contato direto. Escolher um dos animais e contar a sua história (inventada) e como ele foi parar no local em que vocé o visitou.




ARTISTA

Azul / Artes



1 – Explicar o que envolve ser um artista e contar a história de um artista famoso.
2 –
a-Saber os nomes das cores primárias e suas principais combinações (cores secundárias e terciárias);
b-Misturar as cores primárias e obter três das cores secundárias ou terciárias;
c-Usar as seis cores obtidas no item anterior para fazer um quadro.
3 –
a-Demonstrar como se limpa pincéis utilizando água e descrever como se utiliza algum produto neste processo de limpeza;
b-Fazer a ponte em dois lápis.
4 – Fazer três desenhos, cada um utilizando uma das seguintes técnicas:
*Pintura com os dedos;
*Lápis de cor ou giz de cera;
*Pincel.
5 – Produzir amostras do uso de duas dessas técnicas:
*Entalhe em legumes (batata, cenoura, beterraba, nabo, etc.);
*Figuras vazadas (contorno vazio);
*Arte com massa de pão.
6 – Produzir dois dos seguintes trabalhos:
*Um convite;
*Um marca páginas;
*Um cartão de saudações;
*Um cartaz.



AUXILIAR DE PRIMEIROS SOCORROS

Vermelho / Habilidades



1 – Demonstrar como tratar esfolamentos e cortes. Dizer os perigos de um curativo sujo.
2 – Mostrar como tratar uma hemorragia nasal.
3 – Identificar e demonstrar como se usa três tipos de atadura em aplicações diferentes umas das outras.
4 – Listar os materiais que compõe um bom estojo de primeiros socorros. Indicar cada artigo.
5 – Esterilizar cada um dos seguintes artigos:
*Pinça;
*Termômetro.
6 – Explicar como se pede ajuda médica por pelo menos três maneiras diferentes.
7 – Brincar de "Hospital" com sua família e tratar, na brincadeira, das seguintes emergências:
a-Queimadura;
b-Desmaio.
8 – Desenhar o símbolo de primeiros socorros desta especialidade – explicar seus componentes internos e a razão para serem utilizados.





AMIGO ATENCIOSO


Vermelho / Habilidades



1 - Preparar uma lista de atitudes próprias de um amigo atencioso, quando está em casa, na igreja, na escola, no parque, etc.
2 - Entrevistar uma pessoa e perguntar o seguinte:
a-Data em que ela nasceu;
b-Animais que mais gosta;
c-Duas cores prediletas;
d-Três alimentos favoritos;
e-Quatro coisas importantes em sua vida;
f-Uma viagem interessante que ela fez.



3 - Planejar e fazer algo especial por um amigo.
4 - Homenagear um de seus amigos, entregando-lhe um presente e um cartão de amizade, escolhidos ou confeccionados por você mesmo.
5 - Visitar uma pessoa inválida e levar-lhe uma lembrancinha. Usar as perguntas do requisito 2 como base para a conversa.
6 - Demonstrar carrinho por seus pais:
a-Ajudando a manter seu quarto ou seus brinquedos, limpos e em ordem;
b-Abraçando-os, beijando-os, dizendo "eu te amo";
c-Fazendo tarefas extras, sem que eles peçam d-Inventando uma maneira sua, própria, de manifestar apreciação por eles.
7 - Memorizar e explicar o que está escrito em I Pedro 5:5 a 7.



ARTES

Azul / Artes



1 – Tocar uma melodia em um instrumento simples, (flauta doce, gaita de boca, teclado).
2 – Representar pelo menos três personagens ou animais utilizando gestos (mímica / sem som) de modo que o grupo possa reconhecê-lo.
3 – Participar de uma peça criada pelo grupo ou da representação de uma história bíblica.
4 – Cantar um solo e uma música com um grupo em público.
5 – Escrever uma poesia sobre a natureza e apresentá-la em público.
6 – Saber de cor duas músicas folclóricas ou tradicionais de seu país.
7 – Ler e analisar com seu grupo Salmo 66:1 e 2.







ÁRVORES
Verde / Natureza





1 – Listar e saber explicar 10 versículos bíblicos em que aparecem folhas ou árvores.
2 – Classificar, conservar e identificar 10 folhas de diferentes árvores. Ser capaz de identificá-las, mesmo sem recorrer à catalogação ou legenda de coleção.
3 – Plantar e cuidar de uma planta em sua casa ou comunidade (vaso, jardim, parque, etc.).
4 – Apresentar cinco maneiras como as sementes são espalhadas para produzirem novas plantas e árvores.
5 – Colecionar 25 sementes diferentes.
6 – Fazer duas diferentes decorações utilizando folhas de árvores ou plantas.
7 – Estudar uma árvore que existe perto de sua casa e observar as coisas que acontecem com ela. Escrever, em seguida, a história (inventada ou baseada nos fatos reais) dela, de animais que a utilizam como abrigo, de pessoas que cuidam dela, etc.





AVES


Verde / Natureza




1 – Contar como Deus cuida das aves. Mostrar um verso bíblico sobre isso.
2 – Montar um comedouro ou bebedouro para atrair passarinhos.
3 – Ser capaz de reconhecer dez aves diferentes.
4 – Construir um jogo sobre aves.
5 – Desenhar ou pintar o seguinte:
*Duas aves aquáticas;
*Dois passarinhos;
Uma ave de rapina.
6 – Imitar os sons característicos de cinco aves.
7 – Preparar uma cesta ou uma caixa com materiais que os pássaros usam para fazer ninhos e pendura-los em uma árvore ou em algum lugar no quintal.
8 – Observar algumas aves e imitar seus movimentos característicos.
9 – Montar um álbum de gravuras ou desenho de aves, e incluir amostras de penas, que elas tenham perdido naturalmente.



AMIGO DA NATUREZA
Verde / Natureza



1 - Participar de uma caminhada pela natureza para observar e descobrir coisas interessantes.
2 – Contar o que encontrou, utilizando desenhos ou história em quadrinhos.
3 – Falar sobre três tipos de árvores diferentes e obter, em papel, riscando com giz de cera ou carvão, pequenas amostras da casca de cada uma.
4 – Colher quatro tipos diferentes de folhas e dizer quais as diferenças e semelhanças existentes entre elas.
5 – Explorar, com uma lupa, uma área, de 5 metros quadrados ou mais, localizada em um parque ou jardim e fazer uma lista das criaturas pequeninas que encontrar.
6 – Visitar um dos seguintes locais: Zoológico, Parque ou Horto Florestal.
7 – Escrever um bilhete ou cartinha, agradecendo às pessoas que o levaram ao lugar que visitou, no requisito 6.
8 – Explicar o seguinte:
*Como se tornar um amigo da natureza;
*Como colher uma flor e quando isto é permitido;
*Como proteger árvores, ninhos, etc.
9 – Criar uma planta em caco ou xaxim e fazer desenhos dela em 3 fazes diferentes do seu desenvolvimento.



10 – Descobrir uma obra da criação de Deus, em sua região, que tenha sido danificado pelo descuido humano. Investigue como e por que isto aconteceu, e se o governo está ou não tomando providências a respeito.



ARTES MANUAIS
                                                    Azul / Artes



1 – Escolha seis dos seguintes trabalhos:
*Fazer um cartão de parabéns para dar alguém;
*Fazer um arranjo de flores secas ou artificiais;
*Fazer uma escultura / modelagem em barro ou massa de pão, assá-la e pintá-la;
*Fazer um quadro de conchas;
*Fazer uma escultura / modelagem (sólida) de corda ou barbante;
*Fazer um móbile;
*Fazer dobraduras de papel;
*Fazer um quadro usando casca de ovo ou sementes;
*Fazer a capa de um álbum de fotos ou coleção;
*Fazer um quadro de colagem utilizando seis materiais diferentes;
*Fazer um cartaz de convite para um evento na sua escola, igreja ou Clube;
*Fazer um artesanato de sua própria escolha.
2 – Dê de presente dois artigos realizados no item anterior, um para um membro de sua família e outro para uma pessoa idosa da igreja, ou de um asilo.




ASTRÔNOMO
                                           Vermelho / Habilidades







1 – Listar "astrônomos" da Bíblia e dizer porque podem ser considerados assim.
2 – Identificar um planeta, duas estrelas, três constelações no céu e dar seus nomes corretos.
3 – Preparar um trabalho contendo imagens e descrições de 10 constelações diferentes.
4 – Explicar as diferenças entre um planeta e uma estrela.
5 – Marcar o lugar no horizonte onde o sol se põe em cada uma destas datas; 23/março, 23/junho, 23/setembro e 23/dezembro. Escrever sobre as mudanças de localizaçõo ocorridas em cada data.
6 – Observar o surgimento da lua, o nascer e o pôr-do-sol e fazer desenhos com lápis de cera desses três acontecimentos.
7 – Mencionar três textos bíblicos que se referem ao céu sideral ou corpos celestes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário